Thanksgiving – Dia de Ação de Graças

Thanksgiving - Dia de Ação de Graças
O Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) nos Estados Unidos é um dia onde existe uma reunião entre a família e amigos, partilhar uma refeição tradicional e expressar gratidão pelas coisas boas da vida. Também é uma oportunidade para ajudar vizinhos e amigos.
É celebrado sempre na quarta quinta-feira de novembro, e tem as suas origens nas festas das colheitas.
Assim como forma de expressar gratidão por uma colheita abundante era um habito fazer uma grande refeição, isso acontecia quer nos grupos de peregrinos, quer nos grupos dos nativos americos

Estima-se que esta tradição tenha tido inicio em 1621 na colónia de Plymouth (hoje parte de Massachusetts) no seguimento da chegada de imigrantes ingleses a bordo do navio Mayflower em 1620, a colónia de imigrantes ingleses chegou sem muita comida e na altura verificou-se já ser tarde de mais para plantar. Infelizmente metade dos imigrantes faleceram no inverno de 1620. Na chegada da primavera os indios locais com o nome de wampanoag ensinaram os colonos ingleses a cultivar milho e outras culturas, a cozinhar e também a caçar e pescar.

Os colonos ingleses tiveram colheitas abundantes no outono de 1621. Assim convidaram os seus benfeitores wampanoag para saborear perus selvagens, patos, gansos, peixes e mariscos, milho, verduras e frutas secas.
O Dia de Ação de Graças foi observado em diversas datas nos estados até 1863, quando o presidente Abraham Lincoln proclamou a última quinta-feira de novembro como feriado nacional de Ação de Graças. Em 1941, o presidente Franklin Roosevelt assinou uma lei que determinava que o Dia de Ação de Graças caísse na quarta (nem sempre na última) quinta-feira, em novembro.

REUNINDO E AJUDANDO

Muitas tradições do Thanksgiving são oriundas dessa celebração da colheita em 1621. Feixes de trigo ou de milho são muitas vezes usados como decoração. Peru assado, molho de mirtilo, batata doce e torta de abóbora é comida que nunca deve faltar nas ceias desse dia. Mas enquanto a população dos EUA vai se tornando mais diversificada, o mesmo acontece com a refeição de Ação de Graças. Hoje em dia, ao lado do peru pode estar um prato de tamales, tabule, cuscuz ou chucrute.

A época da Açao de graças é o período mais movimentado de viagens do ano porque as famílias fazem um esforço especial para estarem juntos. Alguns passatempos favoritos incluem assistir à cobertura televisiva do desfile anual da loja Macy’s de Nova York e aos jogos de futebol americano realizados em todo o país. O dia de Ação de Graças marca o início da temporada de compras de Natal, um momento importante para os lojistas dos EUA.

NATIVOS AMERICANOS

A celebração da colheita de 1621 foi seguida por um longo período de injustiça e conflito entre nativos americanos e europeus. Muitos nativos americanos nos Estados Unidos vêem o Thanksgiving como um “dia de luto nacional”. No entanto, outros desfrutam de uma refeição de Ação de Graças tradicional em casa ou em reuniões de grande porte da comunidade tendo a oportunidade de passar um dia com a família e amigos.
A história e a cultura dos nativos americanos são frequentemente discutidas nas escolas na época do feriado de Ação de Graças e durante o mês de novembro, que é o Mês Nacional do Patrimônio do Índio Americano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *