Quem são os Reis Magos ?

Quem são os Reis Magos ?
Quem serão os Reis Magos ?
Segundo a tradição cristã, foram figuras que no dia visitaram o recém-nascido Menino Jesus com oferendas para o Rei dos Judeus. Esta tradição remonta do séc. VIII. A 6 de Janeiro encerram os festejos natalícios em que são desarmados os presépios e retirados os enfeites de Natal das casas. A designação “Magos” foi dada, entre os Orientais, à classe dos sábios ou eruditos, no entanto esta palavra também era usada para designar os astrólogo. Isso fez com  que, inicialmente, se pensasse que estes magos eram sábios astrólogos, membros da classe sacerdotal de alguns povos orientais, como os caldeus, os persas e os medos.

Reis Magos

Quanto ao número e nomes dos Reis Magos existem vários estudos e lendas sem base histórica, aliás algumas pinturas dos primeiros séculos mostram 2 Reis Magos ou 4 e até mesmo 12 Reis Magos adorando o menino Jesus. Foi numa tradição posterior aos Evangelhos que alguém lhes deu o nome de Baltasar, Gaspar e Belchior (ou Melchior), tendo-se também atribuído a cada um características próprias.

Belchior seria o representante da raça branca (europeia) e descenderia de Jafé, Gaspar representaria a raça amarela (asiática) e descenderia de Sem, Baltasar representaria todos os de raça negra (africana) e descenderia de Cam. Estavam assim representadas todas as raças bíblicas (os Semitas, Jafetitas e Camistas). A adoração dos Reis Magos ao menino Jesus simboliza a homenagem de todos os homens na terra ao Rei dos Reis.

Curiosidades:

Jafé, Sem e Cam são os 3 filhos de Noé, que segundo o Antigo testamento representavam as 3 partes de mundo e as 3 raças que o povoavam naquele tempo.

Os Reis Magos são então personagens que vieram do Oriente, guiados por uma estrela, para adorar o Deus Menino, em Belém.

Ao chegarem ao seu destino, os Reis Magos deram como presentes ao Menino Jesus, Ouro, oferecido por Belchior que representa a sua nobreza, Incenso, oferecido por Gaspar que representa a divindade de Jesus e Mirra oferecido por Baltazar erva amarga que simbolizava o sofrimento que Cristo passaria na Terra.
Manhas de Pascoa

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *