Pai Natal não recebe convite

aldeia-natal-2013
“Queremos preservar a nossa identidade e autenticidade e não temos Pai Natal, porque iremos promover o natal típico, ligado ao Cristianismo”, disse hoje à agência Lusa Ricardo Mendes, representante da comunidade da aldeia de Cabeça no projeto que também envolve a Câmara de Seia e a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha. O projeto “Cabeça Aldeia Natal”, hoje apresentado em conferência de imprensa pelas entidades envolvidas, surgiu no âmbito de um concurso de cidadania participativa lançado pelo Município de Seia, em maio deste ano.

O projeto foi o vencedor e tem um apoio de cinco mil euros para a sua execução.

Segundo Ricardo Mendes, a organização pretende “promover a aldeia” de Cabeça, que tem 190 habitantes com idades entre 40 e 60 anos, e dinamizar a economia local.

“Todas as pessoas estão envolvidas, de uma forma ou de outra, e estão todas de corpo e alma neste projeto que pretende promover a nossa aldeia, dinamizá-la, promover a economia local, regional, e a própria Serra da Estrela”, disse.

O responsável acredita que durante o período em que Cabeça se vestir de “Aldeia Natal” passarão pela localidade serrana “muitas pessoas” que verão “uma aldeia perdida na Serra da Estrela, cheia de vida”.

“Toda a região vai ser beneficiada com o evento. Já há operadores hoteleiros que estão a oferecer pacotes de visita à ‘Aldeia Natal'”, indicou.

Referiu que os habitantes e cerca de 50 voluntários estão já a trabalhar nos enfeites natalícios, feitos com materiais ecológicos e retirados da natureza, e na logística do projeto, que se destina ao público em geral.

Estão programadas várias atividades de animação relacionadas com a quadra festiva, como concertos de Natal, oficinas de cozinha e de decoração, mercado de Natal e venda de pinheiros natalícios.

Apesar da ausência do Pai Natal, Ricardo Mendes referiu que não faltarão iniciativas para os mais novos, destacando um carrossel antigo, em madeira, e um burro com uma carroça encantada.

O projeto “Cabeça Aldeia Natal” integrará cenários inspirados no imaginário de Natal na montanha, na natureza, biodiversidade e respeito pelo meio ambiente.

A organização admite que o resultado final será “um produto turístico de referência na Serra da Estrela, único na região e no país, distinto pela sua inovação e sustentabilidade, estando em plena comunhão com os valores ambientais e culturais”.

Agência LUSA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *