“O Fabuloso Desejo de Natal” no Terreiro do Paço

"O Fabuloso Desejo de Natal" no Terreiro do PaçoAté ao próximo dia 23 de Dezembro, o Terreiro do Paço em Lisboa recebe um espectáculo de videomapping “O Fabuloso Desejo de Natal” de Nuno Maya e Nicole Purnelle.
Depois do “Circo de Natal” do ano passado, o Terreiro do Paço em Lisboa recebe até ao próximo dia 23 de Dezembro, o espectáculo de videomapping “O Fabuloso Desejo de Natal” da autoria dos mesmos autores, Nicole Purnelle e Nuno Maya.

O espectáculo, projectado na fachada do arco da Rua Augusta e também com uma inédita projecção de 360 graus sobre a estátua de D. José I, pretende trazer o espírito natalício ao centro da cidade, contando uma história passada por um grupo de crianças lisboetas desafiadas a tornar realidade desejos universais como o amor, a felicidade, a amizade e a paz.

O “Desejo de Natal” é personificado por Fernando Alvim, as ilustrações são de André Letria. A direcção áudio a cargo de Manuel Faria (Trovante), é complementada pela música original de Boss AC e de Francisco Rebelo, que criaram cinco temas originais para a banda sonora do espectáculo. O Hip Hop convida os que assistem a entrar no ritmo.

Em conversa com Boss AC e Francisco Rebelo ficámos a saber que o convite para participar neste projecto surgiu há “duas semanas e meia e foi completamente em contra-relógio. Penso que foi um desafio, mas o resultado da nossa parte não podia ser melhor” acrescentando que “o processo começa no papel e termina no filme, portanto sempre que alguma alteração existe, também temos que alterar a musica”. Remataram indicando que “a musica não é para um publico especifico, é transversal, e foi concebida tendo em conta a ideia da historia”.

Fernando Alvim, personagem principal da historia, disse que o convite “surgiu numa quarta-feira às 16:22 e estava a chover, tive que resguardar-me para proteger um Iphone que era caríssimo” com o seu habitual humor acrescentando que “o personagem representa o sonho de Natal”.

Para o director artístico, Nuno Maya, o convite para o espectáculo desde ano surgiu apenas “há quatro semanas e portanto tivemos pouquíssimo tempo mas por outro lado é também muito aliciante”. O objectivo foi “criar um espectáculo de acordo com o Terreiro do Paço, e nesse sentido a estátua é um ponto central e ai marcamos a diferença comparativamente ao ano passado, com uma projecção em 360 graus que permitem que de qualquer fachada da estátua seja possível vê-la iluminada”.

O espectáculo “não é dedicado a um publico infanto-juvenil mas sim para toda a família, onde irão descobrir os ícones de Lisboa”, sendo uma “homenagem à cidade” e rematando “depois do guião escrito, quis criar um musical em formato de videomapping e ao pensar nisso fazia sentido trabalhar com um musico de Lisboa e que a musica fosse apelativa para quem estivesse a ver e ouvir. Penso que ele é um excelente contributo para este projecto”.

As projecções decorrem até 23 de Dezembro todos os dias pelas 19:00, 20:00, 21:00 e 22:00 com uma duração de aproximadamente 17 minutos cada.

IN Hard Music.pt

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *