Mercados de Natal no Porto para (quase) todos os gostos

Mercados de Natal no Porto para (quase) todos os gostos
Ainda não são como os mercados de Natal que povoam o imaginário de muitos, e que justificam algumas viagens para as cidades no centro da Europa. Mas já não falta quase nada para que a animação nos mais concorridos espaços da cidade do Porto – públicos e privados, ao ar livre ou nem por isso – justifique um roteiro para estes eventos que convidam à compra, à degustação e ao convívio.

O mês de Dezembro não seria o mesmo sem as vendas de Natal e, no Porto, os mercados natalícios prometem tomar conta da cidade, e oferecer aos visitantes um infindável rol de oportunidades de participar em vendas de cariz solidário e de comprar prendas originais, na área do design, da street art e ilustração, ou da agora muito em voga tendência vintage. E, claro, de artesanato e de produtos gastronómicos de varias regiões do país. Sem Glühwein, o vinho quente que se popularizou nos mercados da Europa Central, que ninguém precisa dele quando por cá estão os melhores vinhos do mundo que levam o nome do rio, da cidade e da região.

Essa é uma das novidades do roteiro de mercados de Natal no Porto para este ano. A presença forte da gastronomia e do vinho. Pela primeira vez, a praça mais central da cidade, na Avenida dos Aliados, vai receber uma Essência do Gourmet, um evento dedicado à enogastronomia que costumava ter lugar no palácio da Bolsa. A Essência mudou de data e de sitio, para poder oferecer aos transeuntes que nele queiram entrar (tal como no Palácio da Bolsa, a entrada é paga) um evento de Natal onde não vai faltar a possibilidade de comprar e provar azeites, chás, conservas, enchidos, licores ou vinhos.

Uma outra novidade foi a mudança da localização da feira de artesanato que desde há seis anos se instalava na Praça D. João I. A Artesanatus abriu no sábado as suas portas ao público, este ano situada no Largo Amor de Perdição, onde não falta espaço para os mais de 60 artesãos que ali montaram banca para vender os seus produtos.

Não vão faltar oportunidade para fazer compras com alguma originalidade, longe dos centros comerciais. Para além do já habitual Bazar de Natal organizado pela Fundação de Serralves, que está aberto diariamente até ao dia 31 de Dezembro, é garantido que, em todos os fins-de-semana e até à véspera do Natal, haverá sempre uma rua da cidade a transformar-se em palco para comerciantes mais ou menos criativos, que poderão contribuir para surpreender alguém na abertura das prendas. É o caso do Mercadinho dos Clérigos (segundo e ultimo sábado do mês), do Mercado Porto Belo, todos os sábados na Praça Carlos Alberto, ou do Urban Market, na Praça das Cardosas.

Para prendas ainda mais originais (já que estes mercados se vão realizando ao longo do ano), a proposta mais arrojada tem lugar no edifício Axa, na Avenida dos Aliados. Trata-se de um evento pensado para promover a cultura urbana, onde é possível encontrar expostas e à venda obras de 30 artistas, e que traz acoplado intenso programa de actividades paralelas que incluem animação infantil assegurada pelo Balleteatro. Para os apreciadores de produtos em segunda mão, o “mercado da Pulga” especial Natal vai ter lugar no Silo ao Auto, onde as bagageiras dos automóveis fazem as vezes da tradicional banca de feira.

As vendas solidárias são também um clássico da época natalícia. E no Porto vão ser organizados eventos de diferentes dimensões, desde as mais modestas, como a que vai ter lugar na Estação de São Bento, organizada pela Fundação Porto Social, e destinada a vender os produtos realizados pelos utentes das instituições de solidariedade, até outras de maior envergadura, onde são marcas mais ou menos conhecidas que trazem produtos para venda, mas que fazem reverter uma parte da receita para causas sociais. Hoje mesmo está a decorrer no Hotel Crowne Plaza, na Avenida da Boavista, um Suave Market com 70 expositores, entre os quais várias marcas de moda e a Fundação do Gil.

No dia 6 de Dezembro é a vez do Coliseu do Porto ser palco do Mini Market, um evento com entrada livre mas em que os presentes são convidados a deixar um donativo para a construção da nova ala pediátrica do São João.

Roteiro com datas e moradas a reter

Artesanatus

Até 23 Dez | dom a qui: 11h-20h | sex e sáb: 11h-23h | Largo Amor de Perdição | Entrada Livre | Feira de artesanato | www.aarn.pt

Mercado de Natal – Essência do Gourmet

De 4 a 14 Dez | 4 Dez: 18h-23h | De 5 a 14 Dez: 12h-23h | Av. dos Aliados | Entradas (com oferta de copo): 12h-17h (semana) 1€; 17h-23h (fim-de-semana e semana) 5€ | 70 expositores, 6 restaurantes, aulas de cozinha, vinho a copo, música ao vivo | http://www.essenciadogourmet.com

IN Publico.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *