Dia de São Nicolau na Roménia

Dia de São Nicolau na Roménia
A Roménia é um país que se situa no sudeste da Europa. Tem cerca de 19 milhões de habitantes e a sua capital é Bucareste.  Uma das celebrações mais importantes é o Natal pelo que os cidadãos romenos se preparam para a festa do nascimento de Cristo, mas é, também, a altura certa para as famílias e os amigos se reunirem.
As músicas tradicionais, as prendas, a árvore de Natal, a companhia das pessoas e a neve são os elementos que não podem faltar nesta quadra. É a época mais trabalhosa para as mães e os chefes de cozinha de todos os restaurantes. As famosas sormale não podem faltar à mesa. Este prato é composto por carne de porco moída, cenoura, cebola e tomate que, depois, será embrulhado em folhas de couve. A mãmãliga, carne de porco cozida e frita, a sopa de galinha e vários tipos de bolo também estão presentes na mesa de Natal em qualquer família romena.
Dia 6 de Dezembro, celebra-se o dia de São Nicolau. Este é um dia muito esperado pelas crianças porque têm que preparar as botas, ou seja, devem estar bem limpas e postas ao pé da porta, à espera do São Nicolau para ele pôr as prendas. Nesta época também se pregam partidas. Os pais, como são os mais velhos e deixaram de acreditar nesse santo, recebem nas suas botas batatas, cebolas e cenouras.
No dia 24 de Dezembro, as famílias fazem a árvore de Natal, preparam as especialidades gastronómicas e as crianças vão cantar de porta em porta canções sobre o nascimento do menino Jesus. Depois do dia de Natal, dia 25, desembrulha-se as prendas distribuídas pelo Pai Natal que, normalmente, são doces, roupa, livros e brinquedos. Os romenos têm o hábito de pendurar os doces na árvore de Natal.
No dia 31, o último dia do ano, as pessoas vão disfarçar-se de bichos feios, ursos, cabras, raposas e outras personagens que as pessoas inventam. Estes vão para a casa dos vizinhos cantar e representar o seu papel com o objectivo de encantar e, claro, receber algum dinheiro em troca ou frutos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *